Deprecated: Function set_magic_quotes_runtime() is deprecated in /home/httpd/bonsaibrasil/forum/common.php on line 106
[phpBB Debug] PHP Notice: in file /includes/session.php on line 885: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /common.php:106)
[phpBB Debug] PHP Notice: in file /includes/session.php on line 885: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /common.php:106)
[phpBB Debug] PHP Notice: in file /includes/functions.php on line 3391: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /common.php:106)
[phpBB Debug] PHP Notice: in file /includes/functions.php on line 3393: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /common.php:106)
[phpBB Debug] PHP Notice: in file /includes/functions.php on line 3394: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /common.php:106)
[phpBB Debug] PHP Notice: in file /includes/functions.php on line 3395: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /common.php:106)
O Forum do Bonsai no Brasil • Ver Tópico - Apresentação - Como Proceder com Mudinhas de Calliandra?!

Apresentação - Como Proceder com Mudinhas de Calliandra?!

Como começar meu bonsai? Perguntas frequentes, e dúvidas comuns.

Apresentação - Como Proceder com Mudinhas de Calliandra?!

Mensagempor Dante em Sex Jul 16, 2010 1:50 am

Oi!

Meu nome é Dante, moro em Juiz de Fora, MG, sou novo no fórum e iniciante no cultivo de Bonsai.
Tenho lido bastante sobre o assunto, adquirido algumas plantas e me programado para fazer alguns cursos. Dúvidas é o que não faltam... E por falar em dúvidas, gostaria se possível que os amigos me orientassem como devo proceder com algumas mudinhas de Calliandra plantadas em bandejas de semeadura e que se encontram no momento com tamanho em torno de 10-15 cm.

1) Ao transferí-las para vasos individuais, qual deverá ser o tamanho destes?
2) Qual a composisão do substrato que devo utilizar?

Abraços!!!
Dante
Juiz de Fora - MG.
Dante

Data de registro: Seg Nov 10, 2008 9:37 pm

Re: Apresentação - Como Proceder com Mudinhas de Calliandra?!

Mensagempor Jaime em Sex Jul 16, 2010 6:31 pm

Olá Dante,

Bem vindo. Bom de modo gela, eu uso pedrisco puro, tenho a possibilidade de coletar pedrisco em pedreiras de cascalho usado nas estradas rurais pela prefeitura. Somente pedrisco, e eventualmente dependendo do tamanho do vaso, uso tbem um pouco de terra granulada que coleto em barrancos. Como vÊ tudo muito impovisado, mas que tem me dado bons resultados. Pelo que entendi vc tem mudinhas e vai plantálas em vasos maiores pra começar a educá-las. Neste caso eu aconselharia usar pedrisco, terra granulada e algum material orgânico, nas proporçoes de 60%, 30% e 10%, não necessariamente exatos, o importante é um substrato que possibilite a drenage e também o desenvolvimento da planta. Neste forum tem muitas matérias sobre substrato, mas vc nunca vai encontrar um receita pronta, depende muito do teu clima, da planta. tem quem use somente pedrisco, mas aí vai da experiencia e de vc desenvolver sua tecnica de cultivo... Pesquise muito, leia muito, observe, tente conviver com quem cultiva bonsai e com o tempo vc acaba descobrindo o que tem de ser feito só de olhar. mas vou logo te avisando... é um vicio, mas é legal e não faz mal a ninguem...

abraço e continue conosco.
Jaime Odorizzi
Jaime

Data de registro: Qui Mar 27, 2008 12:05 pm

Mensagempor Dante em Dom Jul 18, 2010 2:18 am

Como vai Jaime?

Entendi. É isso mesmo, tenho algumas mudinhas que foram semeadas em bandejas e que já estão um pouco grandes. Acho que chegou a hora de transferí-las para vasos individuais. Entretanto, uma dúvida ainda permanece com relação ao tamanho do vaso. Devo colocá-las em vasos pequenos e ir aumentando o tamanho dos mesmos à medida em que as plantas crescem, ou ponho direto em um vaso maior e aguardo até a época de realizar a primeira poda de raízes?

Valeu!... Grande abraço!!!
Dante
Juiz de Fora - MG.
Dante

Mensagempor jpdomingues em Dom Jul 18, 2010 1:31 pm

Oi Dante.

Aconselho você a esperar até a primavera para proceder com o trasnplante. Já leu sobre a técnica de escorredor e mamadeira ?
Leia sobre isso, é uma técnica do mestre Hidaka, muito utilizada.
Creio que suas mudas devam ir para o escorredor; onde no decorrer do tempo poderá ir tabalhando com elas sem problemas enquanto se desenvolvem, respeitando as épocas do ano é claro e também respeitando o tempo de recuperação da planta.
Abraço
João Paulo
jpdomingues

Data de registro: Dom Mar 14, 2010 1:02 am

Mensagempor Dante em Dom Ago 22, 2010 12:46 am

Olá joão Paulo,

É realmente muito interessante esta técnica do escorredor/mamadeira. Entretanto, creio que as mudas ainda estão muito pequenas para isso. Acho que vou passá-las para vasos individuais e aguardar mais 1 ano para utilizar o escorredor. Vou utilizar o escorredor para mudas maiores, de outras espécies que tenho aqui.

Grande abraço.
Dante
Juiz de Fora - MG.
Dante

Retornar para Primeiros passos