por Jaime em Sex Jul 16, 2010 6:31 pm
Olá Dante,
Bem vindo. Bom de modo gela, eu uso pedrisco puro, tenho a possibilidade de coletar pedrisco em pedreiras de cascalho usado nas estradas rurais pela prefeitura. Somente pedrisco, e eventualmente dependendo do tamanho do vaso, uso tbem um pouco de terra granulada que coleto em barrancos. Como vÊ tudo muito impovisado, mas que tem me dado bons resultados. Pelo que entendi vc tem mudinhas e vai plantálas em vasos maiores pra começar a educá-las. Neste caso eu aconselharia usar pedrisco, terra granulada e algum material orgânico, nas proporçoes de 60%, 30% e 10%, não necessariamente exatos, o importante é um substrato que possibilite a drenage e também o desenvolvimento da planta. Neste forum tem muitas matérias sobre substrato, mas vc nunca vai encontrar um receita pronta, depende muito do teu clima, da planta. tem quem use somente pedrisco, mas aí vai da experiencia e de vc desenvolver sua tecnica de cultivo... Pesquise muito, leia muito, observe, tente conviver com quem cultiva bonsai e com o tempo vc acaba descobrindo o que tem de ser feito só de olhar. mas vou logo te avisando... é um vicio, mas é legal e não faz mal a ninguem...
abraço e continue conosco.
Jaime Odorizzi