Deprecated: Function set_magic_quotes_runtime() is deprecated in /home/httpd/bonsaibrasil/forum/common.php on line 106
[phpBB Debug] PHP Notice: in file /includes/session.php on line 885: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /common.php:106)
[phpBB Debug] PHP Notice: in file /includes/session.php on line 885: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /common.php:106)
[phpBB Debug] PHP Notice: in file /includes/functions.php on line 3391: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /common.php:106)
[phpBB Debug] PHP Notice: in file /includes/functions.php on line 3393: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /common.php:106)
[phpBB Debug] PHP Notice: in file /includes/functions.php on line 3394: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /common.php:106)
[phpBB Debug] PHP Notice: in file /includes/functions.php on line 3395: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /common.php:106)
O Forum do Bonsai no Brasil • Ver Tópico - Comentários IMPORTANTE

Comentários IMPORTANTE

Espaço para expor sua planta ou trabalho para receber sugestões e criticas. Este espaço destina-se a comentários sobre uma planta apresentada com fotos.

Comentários IMPORTANTE

Mensagempor Valdir Hobus em Sáb Mai 10, 2008 12:29 am

Olá amigos foristas!
Estamos muito felizes com o desempenho de nosso novo forum! Estamos com bom numero de membros e com muitas postagens!
É preciso tb dizer que estamos com um nivel muito bom nas postagens! Plantas realmente boas e com futuro!
Só me preocupa algo:
O número de visitas aos tópicos é muito maior que o de respostas. Por vezes a impressão que fica é que muitos apenas querem respostas para suas dúvidas e nada mais.
O principal intuito desse forum é caminharmos juntos, aprendermos juntos, e TROCARMOS experiencias.
Todos temos algo a dizer, do mais experiente ao mais iniciante!
Por isso, gostaria de pedir que não se limitem apenas aos seus próprios tópicos, mas tirem um tempinho para postar nos tópicos dos colegas.
Basta algumas palavras, sejam de incentivo, de critica, ou alguma pergunta (referente a planta dele, e não sua kkkk).
Por ex.: "Pq vc deixou aquele galho?" ou: "o que vc pretende fazer com essa raíz?" ou: "qual vaso vc acha que ficará bom nessa sua planta?"... etc, etc....
Só assim vamos crescer ainda mais!
Mesmo assim.... obrigado a todos por participarem!
E dêem sua opinião! Estou certo, ou não? Como mudar? o que melhorar? Tudo é bem vindo!
COLABOREM COM SEUS COLEGAS DE FORUM > POSTE NOS TÓPICOS DELES. ASSIM COMO VC, ELES TB AGUARDAM COMENTÁRIOS EM SUAS POSTAGENS.Abraços, Valdir Hobus
Moderador
Valdir Hobus

Data de registro: Seg Mar 24, 2008 7:57 pm

Re: Comentários IMPORTANTE

Mensagempor Jonas Percio Hennig em Sáb Mai 10, 2008 2:06 am

:) Bom Valdir, quero deixar meu voto de Louvor por este tópico.
como vc pode ver (caso queira) tenho comentários em quase todos os tópicos.
eu senti que tenho muitos visitantes no meu mas todos sem respostas.
confesso que de uns dias pra cá to meio desanimado com o fórum.
tomara que a partir de agora haja uma certa conscientização por parte de todos e as coisas melhorem.
abração ;) ;) ;)
"Voçê terá tudo de Deus, quando Ele tiver tudo de Você"
Jonas Percio Hennig

Data de registro: Qui Abr 10, 2008 11:18 pm

Mensagempor Valdir Hobus em Sáb Mai 10, 2008 12:12 pm

Pois é Amigo.... mas não desanima não.
Eu frequento algumas comunidade de fotografia, e lá existe o mesmo problema.
Algumas apelaram para uma solução drastica: "Poste 1 e comente 3".
Espero que não seja o caso de precisarmos desse tipo de tática ;)
Mas eu levanto uma pergunta:
O que inibe a participação do pessoal?
COLABOREM COM SEUS COLEGAS DE FORUM > POSTE NOS TÓPICOS DELES. ASSIM COMO VC, ELES TB AGUARDAM COMENTÁRIOS EM SUAS POSTAGENS.Abraços, Valdir Hobus
Moderador
Valdir Hobus

Data de registro: Seg Mar 24, 2008 7:57 pm

Mensagempor frk_leal em Sex Jun 06, 2008 1:29 pm

Eu não sei o que é q inibe a participação mas é meio estranho ver que dos 87 usuários registrados:

• 28 tem 0(zero) postagens
• 08 tem 1(uma) postagem
• 07 tem 2(duas) postagens e assim por diante...

Somente 12 usuários tem mais de 20 postagens desde que foi aberto o novo forum. Concordo que o nível das discussões aqui é notoriamente mais alto do que os outros foruns nacionais, mas oq é que intimida tanto o pessoal a postar? Mesmo que seja em busca de opiniões ou para sanar dúvidas? Os usuários que comentam são sempre os mesmos, o que pode estagnar as discussões...

Vamos lá gente! Coragem!
Abraços,
Luiz Eduardo Leal
frkdesign.blogspot.com
frk_leal

Data de registro: Qui Mar 27, 2008 5:16 pm

Mensagempor viniciuscosta em Dom Jun 08, 2008 9:26 pm

Opa! E aí? Tudo bem com vocês?
Me cadastrei hoje no fórum, depois de passar alguns dias lendo as mensagens e percebendo que aqui é bom lugar para conversar e aprender sobre a arte.

Não existe um único motivo pelo baixo número de comentários nas mensagens, cada caso é um caso, né? Mas acho que uma possível solução, seria entrar em contato com essas pessoas que nunca postaram nada, perguntando o motivo dessa ausência, ou omissão (uma palavra forte, né? Mas não pensei me nenhuma melhor).

De minha parte, entrei no fórum para contribuir, aprender e ajudar no que posso. Ainda sou iniciante, mas acredito que até o mais novo amante desta arte (e de todas as outras) pode ajudar em alguma coisa, mesmo que pouco. :)
viniciuscosta

Data de registro: Dom Jun 08, 2008 9:04 pm

Mensagempor Ricardo Paiva em Qua Jul 09, 2008 8:38 am

Olá Valdir, Frk, Jonas e demais amigos do forum.
Isso de o número de visualizações serem maiores que o das respostas acontece em TODOS os forum. As pessoas passeiam pelos foruns a procura de informações, para verem os trabalhos e opiniões de outros bonsaístas.
Normalmente são sempre os mesmos postando. E não tem nada a ver com ser mais ou menos experiente e sim com a vontade de trocar informações / experiências.
Muitas são as desculpas para não postar: ser iniciante, não ter uma opinião sobre o assunto, não conhecer determinada espécie, não dominar uma determinada técnica, etc. Mas SEMPRE não ter nada a dizer? Acho errado. Até porque nos casos que citei, é uma exelente oportunidade para fazer perguntas e esclarecer dúvidas.
A idéia do forum é a troca de conhecimento, então, concordo com o Vinícius de se fazer um contato com os que postam pouco e, além de questioná-los, explicar que a participação com a troca de informações é que faz o sucesso do fórum.
Se puder ajudar além de participar como tenho feito, estou as ordens.
Abraços
Ricardo Paiva
“’É preciso aprender com a prática, pois, embora você pense que sabe, só terá certeza depois de experimentar”. – Sófocles
Ricardo Paiva

Data de registro: Ter Mai 27, 2008 9:22 am

Mensagempor Caio em Qua Jul 23, 2008 5:02 pm

Minha opinião, baseado em minha experiência como usuário de outros fóruns, é que a maioria está querendo aprender o básico e vem tirar suas dúvidas com certa urgência. Ao sana-la a pessoa está satisfeita e não participa mais como um FORENSE, e sim como expectador. Muitos não querem aprender algo de concreto, era apenas uma coisa passageira, e muitos outros tentam ir acumulando informações lendo todas as mensagen que estão em discussão.
Todos se sentem inibidos ao tirar uma dúvida, e 90% não sabe como ajudar o outro em alguma dúvida. Estão ali todos aprendendo e não querem escrever besteira= melhor ficar quieto do que passar vergonha. E as pessoas que já possuem experiência no meio não estão dispostas a ensinar por vários fatores: 1) é tedioso 2) almeja lucro financeiro posterior visando lançar apostilas, livros, dvds, cursos e palestras do que ensinar de graça 3) medo de ensinar concorrentes no meio ambiente dos concursos 4) e falta de estímulo mesmo, pois muitas vezes a opinião do expert é igualada à opinião de um pitaqueiro que não sabe nada, porém o iniciante não tem como separar o joio do trigo.
Mas o maior problema mesmo é a arrogância geral e a disputa entre grupos de bonsaistas. Qtas e qtas vezes eu li e presenciei experts xingando todo mundo e tendo ataque de raiva em fórum! Batendo o pé e falando = aqui só se fala inutilidade!! Outros falando= esse fórum X é melhor que Y, quando essa mesma pessoa não posta nada que serve, nunca ensinou uma técnica. E cada um vai abrindo seu próprio fórum. O mais exemplar é de um fotógrafo, que memso não sabendo nada, sendo um iniciante, abriu um fórum pq os outros eram muito fracos!!!!
A culpa disso são dos profissionais do bonsai e do pessoal que leva a sério essa arte. Em TODO fórum fica um vazio, um vácuo entre uma tonelada de iniciantes pedindo ajuda e alguns experts que raramente postam, e esse espaço é preenchido por forenses que possuem um conhecimento intermediário e tem boa vontade suficiente para ficar ajudando a quem esta começando.
Brigas, muita brigas e rachas. E a cada uma delas surge um novo fórum. Pq isso? vaidade, ego, competiçao, disputa economica, etc. Quer um exemplo? Em Ribeirão Preto existem 3 ou 4 grupos de diferentes de bonsaistas. Lá é uma verdadeira guerra. Como começou nao sei. Quem tem a razao nao sei. O que sei, e isso foi ridiculo de se ver, foi o clube de bonsai de Ribeirao Preto indo fazer propaganda do evento deles na pagina do Mario Leal. Na area errada do forum, sem pedir ao Mário e ainda, sem ter convidado o dono do Fórum para exibir nem para ir visitar. Parece bobo ne? Ai voce vai na pagina do clube e tem um aseçao= grandes nomes do bonsai. E o Mario, da mesma cidade, não está na seção. E pelo que sei ele é conhecido pelo Brasil todo. Neste tópico postado no fórum deu a maior briga e bla bla bla. Se o clube do Bonsai de RP nao reconhece a figura do Mario, pq ir no forum dele fazer propaganda e criar confusao? Ato provocativo. Para que? Tentar traezr o nome de outro bonsaista da cidade em evidência.
Precisamos disso? Então é isso que cansa e foi por isso que tomei a decisão de não me envolver com esse meio. Via internet ou ao vivo. Se vc esta la tentando participar, escrevendo, aprendendo e colocando no forum o que vc aprendeu, vc descobre que muitos sabem e nao ensinam, que se alguem da uma resposta agressiva eh pq ja existe um ambiente anterior de rachas e brigas por questao de dinheiro e disputa de mercado. A real é que tem muita piranha para pouca sardinha.
Vou dar um exemplo= em inumeros foruns, em inumeras revistas , em todo lugar se aprende que para conseguir um bonsai de qualidade é necessario fazer enxertia. Quase toda ediçao das revistas de bonsai falam nisso. Alguem ja ensinou enxertia em forum? ou explicou para os iniciantes e para o pessoal intermediario, que se nao fizer enxertia vc raramente vai conseguir uma planta com qualidade tecnica?
pq nao ensinam? medo, ganancia, vaidade.
Minha visao eh esta, eu me aproximei desta area com interesse de ter um hobby desestressante. Levei 6 meses para descobrir que nao existe nada de amizade, despreendimento e vontade de ensinar. Existe muita picaretagem, pessoas vendendo topiaria de acerola e jabuticaba como sendo bonsai e ainda aparecendo em revista. Muitos como eu se aproximam e vao embora. Continuam tocando suas coleçoes por conta propria e fazem algumas amizades....outros tentam abrir um forum novo para ver se ali conseguem formar um ambiente nao-hostil. Claro que existem pessoas de bom coração. Como o Charles, o Sergivaldo, a Angela Fernandes...e outros. Mas sinceramente, nao vale a pena navegar nessas aguas.
Espero que este forum não siga o caminho de tantos outros. Que os experts daqui se proponham a ajudar e nao deixar, tanto os iniciantes como os intermediarios. E que consigam formar um forum de cooperaçao, ajuda mutua, respeito e muito pouco ego.
Toda sorte do mundo.
Caio

Data de registro: Qua Jul 23, 2008 4:07 pm

Mensagempor mariano em Sex Jul 25, 2008 3:25 pm

Faço das palavras do Caio as minhas,e tem muita gente no anonimato,curtindo um hobby muito interessante e prazeirozo,enquanto outros se quebram pra saber quem é o melhor...Abraços...
mariano

Data de registro: Ter Abr 01, 2008 11:54 pm

Mensagempor Jaime em Seg Jul 28, 2008 5:05 pm

Olá pessoal....

acredito que o que leva aos visitantes não fazerem comentários e só olharem as postagens é o mesmo q leva vária pessoas a iniciarem-se na arte e logo desistirem. a falta de paciencia. Muitos acham q as respostas tem de ser imediatas, qdo na verdade as coisas andam mais lentas.
Não temos aqui pessoas q ficam a disposiçaõ, sejam iniciantes, intermediarios ou experte, para comentar, deixar recados, responder, a cada momento q uma mensagem é deixada no forum.
Eu mesmo só comento qdo tenho algo q possa ajudar, ou qdo preciso de ajuda. Entrar, deixar um recado e pronto, só pra fazer parte não vale, tem de mostrar, se tiver falando besteira alguem vai corrigir, e eu aprendendo.
Qto a falta de comentarios dos mais experientes, temos q ter em mente q não vivem em função deste, ou daquele forum, cada um tem sua vida, sua luta diaria, e pelo q tenho visto aqui, todos estaõ sempre dispostos a ajudar.
Vamos ter paciencia pessoal, afinal a arte bonsai não é uma coisa q acontece da noite pro dia, leva anos, e nunca está completamente pronta. assim o conhecimento tbem o é.

abraço
Jaime Odorizzi
Jaime

Data de registro: Qui Mar 27, 2008 12:05 pm

Mensagempor Caio em Qua Jul 30, 2008 4:05 pm

Ola todos, respeitosamente gostaria de responder:

Jaime disse= acredito que o que leva aos visitantes não fazerem comentários e só olharem as postagens é o mesmo q leva vária pessoas a iniciarem-se na arte e logo desistirem. a falta de paciencia. Muitos acham q as respostas tem de ser imediatas, qdo na verdade as coisas andam mais lentas.Não temos aqui pessoas q ficam a disposiçaõ, sejam iniciantes, intermediarios ou experte, para comentar, deixar recados, responder, a cada momento q uma mensagem é deixada no forum.

Na mensagem do Valdir, ele faz um convite aos forenses para participarem dos tópicos desse fórum. Seja para tirar duvidas sobre alguma planta colocada em exposicao, seja para perguntar a quem postou pq tomou determinada decisao e nao outra, para perguntar sobre alguma tecnica, etc. Isso eh louvavel e o que ele enfoca eh a atitude de participacao, sem que o forense tenha medo de participar, tanto perguntando qto respondendo. Pelo que eu percebi na mensagem, posso estar errado, mas ele pretende/deseja ver um forum com mais debates e mais troca de informacoes.
Eu coloquei em minha resposta, que no meu ponto de vista, os foruns nao conseguem ser produtivos dessa forma pois a maioria tem vergonha de participar, so quer pegar uma informcao para ele mesmo e ir embora. E do outro lado, quem possui conhecimento e tecnica nao quer ensinar pois para ele nao eh interessante de nenhum ponto de vista, tanto comercial qto competitivo. Assim as dicussoes/debates nao evoluem pois quem participa nao tem a tecnica, so a duvida, e quem tem a tecnica nao ensina, so quer se dar bem. Se vc desejasse vender um livro sobre tecnicas de bonsai vc colocaria toda informacao de graça em forum? Eh assim que o expert pensa.
Essa foi a questao toda, porem eu gostaria de saber onde nessas duas mesagens a questao do tempo de resposta foi colocada? Em que trecho foi colocado que o problema da falta de participacao eh causado porque alguem demora em responder? Nao achei em lugar nenhum neste topico alguem dizendo = muita gente poe uma duvida e leva uma semana para ser respondido, por isso existe ninguem árticipa do forum. Porem o correto eh = existe baixa participacao no forum, por isso leva tempo para uma questao ser respondida. Sua ordem de raciocinio esta invertida Jaime, deixando seu argumento de pernas para o ar.

Jaime disse=
Não temos aqui pessoas q ficam a disposiçaõ, sejam iniciantes, intermediarios ou experte, para comentar, deixar recados, responder, a cada momento q uma mensagem é deixada no forum.
Qto a falta de comentarios dos mais experientes, temos q ter em mente q não vivem em função deste, ou daquele forum, cada um tem sua vida, sua luta diaria, e pelo q tenho visto aqui, todos estaõ sempre dispostos a ajudar.

O argumento do Valdir se baseia em dados que ele colocou que muita gente vem ver o forum, le as mensagens porem nao posta nada. A questao dele nao foi que nao existem acessos, eles existem. Percebe? As pessoas se conectam na inernet, acessam o forum, leem as mensagens e nao participam. O que ele quer eh que esses acessos existentes virem participacao, de qualquer forma que essa seja. E voce, alegando que ninguem vive em funcao do forum, esta colocando que ninguem tem tempo de vir aqui responder as perguntas de quem postou no forum. Mas para responder algum topico, para tirar alguma duvida, para tecer algum comentario eh necessario viver em funcao do forum? Pq acabamos de ver que seu argumento de que os forenses querem resposta instantanea senao desiste de tudo, tipo LIVE HELP, foi totalmente infeliz.
A pessoa tem tempo de ler mas nao para escrever? Entao tente compreender os argumentos colocados antes de chegar e pedir paciencia e para nao ter pressa. Pois essa incoerencia na resposta me pareceu que surgiu de uma leitura superficial e a resposta sem profundidade nenhuma. Tipica de quem esta respondendo de bate-pronto, de uma forma impaciente e com pressa.

Jaime disse=e pelo q tenho visto aqui, todos estaõ sempre dispostos a ajudar.

Concordo plenamente com sua colocaçao. E pelo que vejo esse forum me parece ser o melhor tecnicamente e de melhor boa vontade coletiva. Todo forum segue muito a personalidade de seus administradores. Assim so posso esperar coisa boa vindo daqui. Tomara que esse forum cresça e consiga elevar o nivel da tecnica e arte do bonsai no Brasil.Boa sorte a todos voces.
Caio

Data de registro: Qua Jul 23, 2008 4:07 pm

Próximo

Retornar para bonsai e pré-bonsai (com fotos)